top of page

QUEM SOMOS

         No dia 22 de Setembro de 1949, o Dr. Antônio Gonçalves da Silva fundou a Obra de Assistência à Infância de Bangu, uma entidade filantrópica inicialmente criada com a finalidade de abrigar crianças que tinham seus pais em quadro tuberculoso. Como naquele período ocorria um surto da doença na região, Dr. Antonio formou o abrigo de modo a manter as crianças protegidas do contágio. A primeira sede da Instituição foi na própria casa do Dr. Antônio Gonçalves, situada à Rua Doze de Fevereiro, 56- Bangu.

         Em 1950 iniciou-se a formalização para organizar e regularizar a casa que futuramente tornar-se-ia Associação. Em 27 de Maio daquele mesmo ano, foi estabelecida a primeira diretoria executiva. Com a diretoria formada, os estatutos foram aprovados em assembleia e oficializou-se o Dr. Antônio Gonçalves como seu presidente e o Sr. Claudino da Silva Santos, um dos fundadores da Associação Comercial e Empresarial da região de Bangu, como vice. Em 25 de Julho de 1950, a OAIB estava pronta para receber suas primeiras seis crianças.

         No final de 1950, a Instituição mudou-se para a Rua da Chita, nº 15 - Bangu, onde permaneceu até Dezembro de 1959. Naquele mês mudou-se novamente, desta vez para sua sede atual cuja obra havia sido iniciada em Dezembro de 1957.

          Por volta de 1960 o surto de tuberculose havia sido controlado e a Instituição começou a receber crianças carentes e abandonadas. Muitas destas crianças eram encontradas nas ruas ou entregues pelos próprios pais. Em decorrência das condições de pobreza das famílias e falta de acesso aos direitos fundamentais, acreditava-se que deste modo as crianças poderiam receber melhores cuidados em relação à alimentação, higiene e educação, bem como melhores condições de moradia.

          Ao longo dos anos a Instituição teve diversos presidentes e vice-presidentes, bem como diretorias e conselhos. Hoje em dia, a direção do abrigo é composta por 3 (três) conselhos: conselho deliberativo, com 19 membros; conselho fiscal, com 8 membros e conselho gestor, com 11 membros. Para melhor alinhamento destes, são efetuadas reuniões mensais.

         Para a formação dos conselhos, os membros devem ser sócios da Instituição e a partir desse fato, pode ser escolhido para participar das chapas dos candidatos  à Presidência. O presidente, por sua vez, é eleito através de uma assembléia geral. Além disso, os candidatos à presidência precisam, necessariamente, terem sido membros de um dos conselhos durante o período de três anos.

         Em 18 de Setembro de 2003 passou a ser obrigatório o uso do termo "Associação" antecedendo o nome da Instituição. Deste modo, sua nomenclatura passou a denominar-se Associação Obra de Assistência à Infância de Bangu, registrada em ata da Assembleia Geral Extraordinária.  Atualmente a Instituição é dirigida pelo Sr. Antonio Fernandes Figueiredo Filho, tendo a Sra. Maria Rita Linhares Barreto como sua vice.

NOSSA MISSÃO
NOSSA VISÃO
NOSSOS VALORES

Garantir à criança o direito de viver bem, estar acolhida e ser feliz.

Ser reconhecida como uma Instituição modelo no que tange ao cuidado das  crianças  acolhidas.

Compromisso​

Transparência

Integridade

Cuidado

Carinho

bottom of page